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Governador Pio Matos lança Campanha de Comercialização Agrícola na Zambézia

Data: 22/06/2020
Governador Pio Matos lança Campanha de Comercialização Agrícola na Zambézia

Na ocasião Pio Matos saudou a população da Zambézia com particular destaque aos vários actores nomeadamente agricultores do sector familiar, o empresarial, os extensionistas, os fornecedores dos insumos agrícolas e a todos aqueles que directa ou indirectamente intervêm na cadeia de valores da produção agrícola.

Os parceiros de cooperação e todos aqueles que directa ou indirectamente trabalham na cadeia de valores do sector agrícola por ocasião do lançamento oficial da campanha de comercialização agrícola 2020.

Para em seguida afirmar que também “saúda o Presidente da Republica, Filipe Jacinto Nyusi pela sua acção empenhada na dinamização da produção e comercialização agrária, no nosso País, rumo ao combate à pobreza.

O Chefe do Conselho Executivo Provincial disse ainda disse ainda que “através destes actos, fazemos hoje o lançamento da campanha de comercialização agrícola 2020 cujas réplicas em todos Distritos serão dirigidas pelos respectivos Administradores Distritais, a qual realiza-se de forma diferente de todos anos, devido as restrições impostas pela pandemia de COVID-19.

Segundo ele, através estes actos simbólicos mas de grande significa político, económico e social, pretendemos exortar aos produtores e intervenientes da produção agrícola no sentido de redobrar esforços e garantir que toda a produção dos camponeses seja absorvida pelo mercado e evitar que a excedentária em poder dos camponeses, não seja comercializada.

A comercialização agrícola desempenha um papel importante da economia da nossa Província e constitui a principal fonte geradora de rendimento da população nas zonas rurais e outra principal actividade económica é a prática de agricultura.

Por outro lado, é um dos impulsionadores das ligações de mercados, dinamizando os sectores das Estradas, Transportes, Finanças, Energia e da Industria.

Pretende-se ainda através desta campanha obter os seguintes resultados, operacionalização dos mecanismos de acesso ao financiamento da campanha de comercialização agrícola, promoção de investimentos que dinamizem o comércio, nomeadamente a reabilitação, expansão e modelização de infrastruturas de apoio ao desenvolvimento do comércio agrícola como estradas terciárias com o envolvimento da população e dos agentes de comercialização rural, comerciantes rurais, parcerias publico-privados para exploração de oportunidades de negócio, através de valores de comercialização agrícolas.

Aos Administradores de Distritos, promoção de feiras agrícolas periódicas, o licenciamento de actividades comerciais bem como as respectivas taxas, assegurar a operacionalização da cadeia agrícola pelos agentes intervenientes.

Prosseguir com o processo de venda e alienação dos imóveis destinados ao exercício de actividades comerciais bem como acompanhar a sua reabilitação.

Divulgar o crédito rotativo para comercialização agrícola, monitorar o plano operativo da comercialização agrícola ao mesmo tempo que o sector privado deve promover a nossa economia.

Pio Matos disse aos órgãos de comunicação social no fim das visitas que “queremos que a comercialização agrícola seja um factor de promoção da nossa economia mas o efeito é necessário mostrar aos intervenientes que é necessário melhorar a produção e produtividade para ter mais dinheiro para resolverem os seus problemas, é essa nossa abordagem e o objectivo final alcançado nesta visita e estou feliz e satisfeito porque vimos uma moagem em funcionamento que não para, é este equilíbrio que queremos ter.

Este tipo de actividade nos da garantia porque não vamos a loja, é o nosso produto que esta a ser transformado, a produção não vai dentro e este som da moagem nos da esta garantia.

No mercado de Brandão, fomos ver as nossas mães que fazem a comercialização de feijões, é o nosso caril porque no nosso entendimento, comida é arroz a farinha e sem caril, esta comida não vai ser consumida, precisamos de facto ter este caril e caril que se conserva é de facto, os feijões que nos dão ferro e proteínas para o desenvolvimento da nossa Sociedade e este produto existe, está presente e há muita gente a vende-lo.   

Refira-se que após a cerimónia de lançamento da comercialização agrícola, o Governador visitou as moagens de Muthozane e de Reis Comercial, esta última, antecedida dos vendedores de feijão manteiga, no mercado de Brandão.

Fonte: Ics