Informação

Governador dirige III reunião do Comité de Supervisão do PRONASAR em Quelimane

Data: 20/03/2017
Governador dirige III reunião do Comité de Supervisão do PRONASAR em Quelimane

Reagindo às apresentações e intervenções dos participantes da III reunião de supervisão do Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento, PRONASAR, o Governador Abdul Razak disse no início de segunda quinzena de Março de 2017 e citamos "Acabamos de acompanhar os relatórios de desempenho e cumprimento dos planos orçamentais.   

Nós queremos que as coisas funcionem, e vamos passar a trabalhar no sentido de que onde seja possível apoiar, as instituições apoiem os Distritos naquelas áreas onde têm maiores dificuldades para podermos cumprir cabalmente os planos das nossas actividades."

O Agente Formador do programa disse e citamos "a nossa missão é receber dinheiro, mapear a província, e capacitar o sector privado de modo que este possa disponibilizar melhor qualidade de serviços para permitir que quando uma família precisar de uma fonte de água possa adquir a bomba.

Promover uma maior participação das mulheres através de comités de água e saneamento dos parceiros com os governos dos distritos, obviamente que estivemos aqui em 2016 como também estaremos alguns dias do ano 2017 com melhores indicadores.

Precisamos das Direcções Provinciais da Educação e da Economia e Finanças melhores mecanismos de coordenação sectorial para que no fundo a planificação seja feita de forma mais conjunta por exemplo entre a Direcção Provincial de Saúde e das Obras Públicas.

Fazemos capacitações muito específicas em matérias como planificação, orçamentação, procuriment e fizemos há duas semanas capacitação com o Tribunal Administrativo nesse sentido.

Queremos saber como é que os Serviços Distritais de Planeamento Infraestruturas vão recolher estes indicadores, para depois podermos monitorar os dados que o Governo vai apresentar.

O responsável da Equipa de monitoria independente disse que os comités de água e saneamento não vão funcionar com base nos custos exíguos, mas sim com base na informação actualizada para apoiar o Governo na fiscalização.

A equipa de monitoria estará presente mais tempo em Namarrói e Álto Molócuè e nos distritos de Gurúè e Gilé, na implementação do projecto em comum com UNICEF.

Falando de desafios, a fonte disse ainda que há mudanças em 2017 onde em primeiro lugar temos que estar muito bem concertados porque há muitos actores como sector privado, o Governo, ONGs, capacitação das comunidades, o que exige que exista uma grande coordenação dos mesmos para garantir que no fim tenhamos bons resultados para apresentar.

A equipa de capacitação fará alguns esforços porque teve lá alguns prejuízos pelo que garante que estará mais tempo a trabalhar com os técnicos dos serviços distritais de planeamento de infraestruturas para garantir melhores resultados.

Refira que este programa está sendo implementado em 10 Distritos da Província da Zambézia, nomeadamente de Alto Molócue, Gilé, Gurúè, Ile, Lugela, Maganja da Costa, Mopeia, Morrumbala, Mocubela e de Namarrói.

Fonte:ICS