Informação

Localidades de Boroma e Mepinha já optimistas na segurança alimentar garantida

Data: 28/07/2021
Localidades de Boroma e Mepinha já optimistas na segurança alimentar garantida

Porque segundo eles, apesar de baixa produtividade agricola verificada, os indices deste ano melhoraram comparativamente aos do mesmo periodo do ano passado.

A maioria de Postos Administrativos e Locvalidades do distrito de Morrumbala visitados  pela reportagem do Instituto de Comunicação Social, na última quinzena do mês de Julho de 2021 debatem-se com baixos índices de produção à olhos nus mas respectivos líderes mostram-se esperançados, numa segurança alimentar já garantida, chegando a afirmar que os mesmos são satisfactórios em comparação com os do mesmo período do ano 2020.

Instados a esclarecer este suposto absurdo dentro de suas afirmações, o dirigente local de Boroma, Domingos António referiu que milho, gergelim, mandioca e mapira são as culturas frequentemente produzidas.

Para as quais, esta Localidade planificou 12.312 hectares para diversas culturas esperando colher cerca de 37.193 toneladas com o envolvimento de 1.035 famílias cuja colheta, a campanha 2020/2021 arrancou há bastante tempo.

Conmtudo, em relação ao mesmo período do ano passado, tinham sido planificados 1.618,5 hectares tendo sido produzidos 34. 137.5 toneladas de produtos diversos correspondentes ao índice de  5.9 porcento de crescimento.

Falando da comercialiozação agrícola, a fonte disse que esta está a decorrer à bom rítmo, nas culturas de milho e gergelim, pese embora a do feijão boer que já está maduro e sua colheita ainda não iniciou, promete bons resultados de sua produtividade.

Por sua vez, o Chefe da Localidade de Boroma, Ramiro Augusto José refere que aquela  Localidade que dirige seria pioneira na produção agrícola, se de Janeiro à Fevereiro de 2021, o sol não tivesse aquecido muito, ao ponto em que prejudicou o desenvolvimento normal das culturas.

Entretanto, esta fonte sustenta  que ainda  mantém-se a esperança de melhores resultados este ano, em relação aos do ano passado porque existem produtos agrícolas colhidos em comercialização assim como por colher e comercializar.

"Temos o milho colhido e ainda está choviscar porometendo boa colheita ao feijão boer já maduro para além do gergelim que se deu bem aqui em Boroma."

Mudando de assunto para o de abastecimento de água, Ramiro trouxe a superfície que esta Localidade possui  57 fontes, duas destas avariadas, estando já planificada a construção de mais cinco furos, com o apoio do Projecto da Visão Mundial para o ano de 2021.- concluiu.

Fonte: Ics