Informação

Margarida Matos encerra quinzena da criança no Distrito de Quelimane na Província da Zambézia

Data: 21/06/2021
Margarida Matos encerra quinzena da criança no Distrito de Quelimane na Província da Zambézia

Numa cerimónia que marcou o encerramento da quinzena da criança, a esposa do Governador da Província da Zambézia, Margarida Matos, disse no passado dia 16 de Junho, na sede do Posto Administrativo de Maquival, que as mães devem ser mais aguerridas para protegerem os seus filhos como as leoas. 

O apelo surge por estar a notar-se um aumento de casos de violação dos directos da criança, como por exemplo violação sexual, extracção de órfão humanos, trafico, trabalho infantil entre outras práticas criminais.  "Nesta coisa de protecção das crianças, as mães deveriam ser como as leoas que não deixam que ninguém que toque suas crias", comparou Margarida Matos, no seu improviso.

O Director Provincial do Género, Criança e Acção Social da Zambézia, Abdul Latifo revelou que a criança desaparecida em Namacurra, afinal tinha sido “raptada” com o consentimento dos pais e foi recuperada na África do Sul. Retornado ao distrito natal, a criança não foi entregue aos pais, mas sim a outros membros da família para o cuidarem.

Outro caso mais recente de violação dos direitos da criança, foi protagonizado por um líder religioso que violou sexualmente uma criança crente. O caso está nas mãos das autoridades de administração da justiça.

Para marcar o encerramento da quinzena da criança, a esposa do Governador da Província da Zambézia, Margarida Matos, ofereceu um almoço as crianças de Maquival, bem como material escolar.

Fonte: Ics