Informação

Ministro da Ciência Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional testemunha lançamento de aplicativo Mussika

Data: 10/11/2020
Ministro da Ciência Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional testemunha lançamento de aplicativo Mussika

“Mussica“ que significa “mercado“ em português foi criado por um jovem empreendedor e desenvolvida por um grupo de engenheiros eletrónicos seleccionados pelo Ministério da Ciência Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional. 

Na ocasião, o Ministro sublinhou que esta plataforma satisfaz diversas necessidades nas comunidades criando a chave do nosso dia-a-dia, no transporte, agua e luz, acomodação, agricultura, na música, nos encontros e na saúde entre outros.

É importante notar que aplicativo Mussika é um produto desta era digital na qual o nosso País e o Mundo se encontram e agora neste tamanho mas também em uma fase em que o nosso País e Mundo encontram-se assolados pela pandemia do novo covid - 19.

Em que grande maioria de actividade de prestação dos serviços feitos a distancia e com recurso a plataformas como esta.

Para o Governador de Província, Pio Matos, é um prazer estar no lançamento do aplicativo “Mussika“, palavra chuabo que na tradução literária é o nosso “mercado“.

E mercado é tudo que nos rodeia, é tudo que faz movimentar a economia, então, Mussika, esta palavra curta mas leva esta forca toda, nos faz juntar aqui hoje para testemunharmos o que é possível quando usamos bem o nosso intelecto e as potencialidades que nos rodeiam e quando usamos bem as oportunidades que o nosso Governo oferece.

Hoje temos aqui este sinal que aparentemente é uma semente pequena mas que desta semente pode de facto brotar um embondeiro, pode brotar aquilo que todos nós ansiámos que é uma vida melhor.

Este grupo de jovens com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologias, hoje representado na alta figura do alto signatário, Ministro que se dignou a estar aqui presente para testemunhar esta vontade e este querer dos jovens zambezianos em tudo fazer para mudar as suas vidas.

Mudar as nossas vidas é dar um pouco do nosso saber, não basta termos só o canudo que vamos buscar nas nossas faculdades, basta sim, é pegar neste instrumento que é saber e transforma-lo em coisas úteis.

Naquilo que podemos tirar benefício porque se ficarmos com o canudo na mão, a espera do patrão Estado, ele nunca vai chegar ou seja, vai demorar a chegar. Então, porque não alicerçarmos os nossos conhecimentos e daí, produzir coisas.

Coisas que este mundo nos da para desenvolvermos a nossa Zambézia por isso quero parabenizar aqui a este jovem do Mussika mas não só, sem o apoio dos outros, dos Bancos, do Bim, da Vodacom, da Mira flores, e de outros tantos que virão porque isto apenas é o inicio mas tantos outros virão para consubstanciar esta iniciativa jovem e para tornar Mussika uma marca que veio para ficar consolidada para desenvolver a nossa Zambézia.

Refira-se que o Ministro de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Gabriel Salimo e acompanhado de seu Assessor para área de Comunicação e Imagem, João Cossa, Director do Centro de Investigação e Transferência de Tecnologia para o Desenvolvimento Comunitário, Henrique Cau, Director Geral do Instituto do Governo Eletrónico, Hermínio Jassse e Técnico do Centro de Investigação e Transferência de Tecnologia, Joaquim Santos incluindo a Técnica do seu Gabinete, Alda Arone.

A história de aplicativo Mussika nas palavras do jovem empreendedor, Mussika, é uma plataforma eletrónica foi financiada pelo Fundo do Instituto Nacional de Investigação, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, ela nasceu do pedido de inscrição de jovens e Instituições académicas que pudessem apresentar uma proposta sobre o desenvolvimento da Cultura e Turismo no nosso Pais ou alguma parte do nosso Pais.

O Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Zambézia com outras instituições do Pais, participou deste concurso, fiquei seleccionado pelo Fundo Nacional de Investigação em primeiro lugar, entre 65 Instituições que concorreram.

Passamos por uma fase com base no plano que foi desenhado e aprovado, pelo fundo Nacional de Investigação, aquisição do equipamento e de meios para garantir o funcionamento da plataforma.

Passamos uma segunda fase onde nos deslocamos para diferentes Distritos da Província da Zambézia para buscar o nosso património cultural e turístico e torna-lo numa plataforma digital que permitisse a qualquer cidadão nacional ou estrangeiro que tivesse acesso a uma plataforma através de um smart fone ou tablet, um computador com um clic ter acesso a essas informações e fazer pagamentos, contribuindo assim para o desenvolvimento do nosso Pais e da Província.

Essa fase foi feita com muito sucesso e passamos para uma outra que foi a fase de instalação do aplicativo onde se estivéssemos a fazer uma construção de uma casa seria o desenho arquitectónico da plataforma os engenheiros informáticos chamam da modelagem.

Foi feita a modelagem da plataforma com base em todos os elementos capturados em diferentes partes da nossa Província e passou-se para a fase da concepção da plataforma onde os engenheiros liderados pelo engenheiro Wamir, passo-a-passo e pedra-a-pedra foram plantando Mussika que hoje e esta plataforma que permite a qualquer um ter acesso e fazer pagamentos.

O Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Zambézia, como uma Instituição desta Província, queremos agradecer.

Fonte: Ics