Informação

Molumbo comemora 7 de Abril 2017 juntamente com o dia mundial da saúde

Data: 07/04/2017
Molumbo comemora 7 de Abril 2017 juntamente com o dia mundial da saúde

Administradora do Distrito de Molumbo, Engrácia Massina disse no seu discurso alusivo que ao comemorar coinsidentemente as duas  datas, Dia Mundial da Saúde e 7 de Abril este ano, saúda todas mulheres que dia após dia empreendem esforços em vários sectores de actividades, lutando para o bem estar  das suas famílias, pela conquista da unidade nacional, das liberdades individuais e colectivas, direitos da mulher para que sejam integralmente garantidos, respeitados e protegidos pela Constituição da Repúlica, pelo Estado e pelas demais instituições nacionais e internacionais.

Anualmente o paÍs comemora esta data do Rovuma ao Maputo, do Zumbo ao Índico e hoje pára para dizer obrigado Mulher Moçambicana, sob o lema " 46 anos comemorando a participação activa da Mulher Moçambicana, na libertação e desenvolvimento do País".

Massina destacou o importante papel da mulher camponesa chefe de família que no seu dia-a-dia com enxada no ombro, trouxa na cabeça, caneta e livro na mão, engaja-se na luta contra a resistência aos  tratamentos que desempenham o êxito dos resultados obtidos, relativos à várias doenças infecciosas.

A mulher como  todos sabemos, cuidando de seus filhos como mãe, trava combates nas diversas frentes, em prol do desenvolvimento político, econômico, social, cultural, religioso que é determinante na construção e consolidação da dignidade humana, da nossa moçambicanidade, inspirando-se hoje na mulher corajosa, a mãe Josina Machel.

A história de um povo é feita de memórias e a nossa não é exceção, fortificando-se na emancipação da mulher, lutando pela igualdade de género em todas as esferas da vida humana.

Administradora sublinhou ainda que mais uma vez  celebram-se  as duas datas numa altura em que o Mundo é ameaçado por diversas doenças incluindo o HIV e SIDA, lembrando que esta  pandemia  constitui grande problema, em cada um de nós, daí que surge a grande necessidade de pensar no outro em defesa da saúde individual e pública para sempre que possível dizer não, a droga ao consumo excessivo de álcool.

A nossa fonte chamou atenção que há necessidade aínda de despertar um movimento nacional de caráter  permanente e saudável, em actividades de consciencialização e promoção de saúde e bem-estar da mulher, especialmente contra HIV e Sida, diabete e tuberculose, no seio social e nos adolescentes e jovens.

Por outro lado, exortou a mulher de Molumbo, a desfazer os equívocos sobre  as doenças endêmicas e promover comportamentos saudáveis nas nossas comunidades.

"Estou convicto que  juntos podemos fazer uma enórme diferença e e que graças aos nossos esforços colectivos venceremos  os grandes obstáculos que enfraquecem a mulher, na continuação da luta contra a pobreza no nosso país, na Zambézia, em particular no nosso Distrito".

A Secretária da OMM, Ester Augusto Roque pediu na sua mensagem as mulheres do Molumbo para que não bebam até esquecerem seus maridos ao afirmar que "não podemos beber até esquecer os nossos homens.

Pelo contrário, devemos cuidá-los até que eles jamais se esqueçam do nosso nome  para de igual modo hoje "Sexta-Feira" apelidado  como dia do homem, estes também não bebam até nos esquecerem como suas esposas".

Ainda segundo a Secretária da OMM do Distrito de Molumbo na sua intervenção, o  dia 7 de Abril lembra-nos o dia do desaparecimento fÍsico da Josina Machel nacionalista, compatriota exemplar, combatente  defensora  das verdadeiras causas sociais, data da premissa, coragem e determinação onde Josina Machel imortaliza-se como referência incontornável, no processo geral da emancipação da mulher moçambicana, libertando-se dos preconceitos sociais e das barreiras culturais enraizadas na sociedade.

O legado da Josina Machel projecta-se na actualidade como referência da mulher engajada em diversos sectores de actividades, contribuindo no desenvolvimento do nosso país.

A importância do 7 de Abril, este ano, consiste na sua coincidência com as conferências das mulheres  membros para a realização do 11º Congresso, com vista a preparação da vitória do glorioso partido Frelimo para ganhar nas eleições autárquicas marcadas para o mês  de Outubro de 2018 e as gerais de 2019.

A mulher deve reflectir sobre o seu papel no empoderamento de modo a saber defender o  seu interesse próprio.