Informação

Reiniciaram as obras de construção do condomínio de dirigentes do Estado, em Quelimane

Data: 08/06/2020
Reiniciaram as obras de construção do condomínio de dirigentes do Estado, em Quelimane

A Secretária de Estado Judite Emília Leite Mussácula Faria revelou que de facto precisamos de continuar a conversar com os nossos empreiteiros que são os nossos grandes parceiros no processo de desenvolvimento dos nossos Distritos e da nossa Província.

Quando passei pela primeira vez, esta obra estava praticamente abandonada, depois que nós tivemos o primeiro encontro, pedimos que eles se posicionassem, já se posicionaram.

A verdade é que a obra começou com um valor de cerca de 27, houve uma adenda de cerca de cem e agora temos outra adenda de cerca de 15, vamos ter um encontro para poder perceber melhor.

O bom é que eles já estão aqui no terreno e prometeram que vão entregar a obra daqui há dois meses, na medida em que vão acabando vão fazendo a entrega, o que já é muito bom e nós precisamos porque estamos num momento de instalação em que precisamos uma residência para nós e será muito bom que as obras sejam concluídas para que os nossos funcionários possam estar bem.

Vamos continuar a trabalhar com eles, já foi muito bom, tivemos encontro para que eles avançassem e o que teremos que fazer é continuar com esta monitoria para continuar a perceber o que está por detrás destes atrasos para que possamos avançar.

Vamos ter brevemente um encontro com os empreiteiros para podermos perceber o que seta a acontecer, o que nós queremos é que eles possam entregar brevemente estas obras.

A construção de oito casas para um condomínio, penso que este foi um dos melhores exemplos do País muito bom que vale a pena continuar para que de facto concluamos estas obras.

Depois que tivemos aquele encontro, tivemos informações muito boas, temos equipes que estão a fazer levantamentos neste sentido para perceber porque cada obra tem o seu historial, precisamos de analisar e trabalhar tendo em conta o que aconteceu, tendo em conta o historial, o processo de pagamento e cada uma das obras será tratada em função daquilo que aparece no historial.

Por exemplo depois que fizemos aquele levantamento, conseguimos concluir 50 salas de aulas do Ensino Primário, em vários Distritos da nossa Província, isto foi muito bom, depois daqui temos da Escola Secundária Bonifácio Gruveta, o Centro de Saúde e a Maternidade do Distrito de Mulevala, cujas operações já têm os objectos em alguns compartimentos assim como pinturas.

É um grande movimento que precisa da nossa grande atenção e de fazer alguma coisa nessa intenção e deste todo envolvimento dos nossos jornalistas, da sociedade e conseguiremos chegar aos respectivos termos.

Pensamos que alguns vão conseguir chegar dentro dos prazos e outros não mas nós vamos continuar a trabalhar para que estas obras sejam concluídas, estamos neste processo em que cada obra tem um historial, temos uma equipe que esta a fazer avaliação para que possamos ser justos e não prejudiquemos os que estão a ter medidas diferentes e esta equipe vai dar um aconselhamento para cada uma das situações que estão a ser encontradas no terreno.“

Por sua vez, os fiscais das obras do condomínio de dirigentes, Fernando Chiluvane e Magide Pedro Rodrigues confirmaram em entrevista aos órgãos de comunicação social, no âmbito desta visita efectuada pela Secretária de Estado, Judite Emília à este empreendimento que daqui há dois meses irão entregar as primeiras duas casas.

E que para o efeito, tudo vai depender do encontro que vão ter com a Secretária de Estado porque segundo eles, “ há aqueles que são os detalhes de cada obra mas como empreiteiros temos que colaborar com aquilo que é o acordo do prazo da entrega portanto até Agosto deste ano“.

Fonte: Ics