Informação

Roubo de painéis solares deixa mil e duzentos consumidores sem água potável

Data: 17/03/2017
Roubo de painéis solares deixa mil e duzentos consumidores sem água potável

Pelo menos cerca de mil duzentos famílias estão privadas de acesso a água potavel na Localidade de Mepinha distrito de Morrumbala a sudoeste da província central da Zambézia, na sequência de recrudescimento onda de roubo e vandalização de paineis solares instalados num mini sistema de abastecimento de água, por individuos desconhecidos naquela regiao do centro do país.

Alguns residentes de Mepinha interpelados revelaram a reportagem do jornal O Campo, que o problema de roubo de paines solares naquela região é critico e o mais preocupante é que não sabe ao certo quem são os respectivos autores deste crime, veja só que prejudicou uma comunidade inteira, desabafou Mavotho José Geral.

A par deste clamor naquel ponto do provincia da Zambezia, um outro cidadão que se identificou com único nome de Xipiniro lamentou a situação visvelmente agastado com a distruição daqueas infra-estruturas de vital importância no seio das comunidades rurais. “Estamos sem água de algum tempo a esta parte por interesse de alguns bandidos que nao quer ver Mepinha a crescer”,  ajuntou esta fonte.    

Por sua vez o director dos Serviços Distritais  Planeamento e Infra Estruturas  a nivel de Morumbala, Rui  Paluluane Semo confirmou igualmente o sucedido à nossa reportagem acrescentado que na verdade estamos com acrise de agua potavel de algum a esta parte por ter sido surpiados alguns paineis solares cuja sua reposicao acrrecta custos para o governo.

Na verdade dizer é triste o que aconteceu dado que na estratégia de transformação de furos manuais de água em mini-sistema, portanto ja era um dado avançado para a Localidade de Mepinha,” referiu o Director.

Semo acrescentou que na verdade foram várias vandalizações sendo que as mais recentes ocorreram em Janeiro último em dois sistemas alimentavam  a linha de energia para bomba de captação de água potavel para abastecemento de mil duzentos beneficiários, mas infelizmente hoje encontramos-nos nesta situação e regressamos na estaca zero.

Indicou mais adiante que os sistemas de paineis solares ora surpaidos por meliantes desconhecidos tinham sido erguidos naquela Localidade pelo governo moçambicano em coordenação com seus aprceiros de cooperação que actuam no distrito no âmbito de transformação de furos manuais de água em mini-sistema de fornecimento daquele precioso liquido à aquelas habitantes.

Presentemente com vista a contenção de roubos de painéis solares as autoridades governamentais locais reuniaram ha dias com o comite de gestao de agua pra dentre outros aspectos alinhavarem mecanismos de fiscalização de bens patrimoniais e denunciarem os pressumiveis autores destes crimes, explicou a fonte do Jornal O Campo.

Prosseguindo o director dos Serviços Distritais  Planeamento e Infra Estruturas  a nivel de Morumbala, Rui  Paluluane Semo explicou que para a reposição dos painéis solares sao necessários um pouco mais de 450 mil meticais.

Em termos de abastecimento de água a nivel do resto do distrito de Morrumbala, a fonte disse não estar satisfeito, mas também não estamos mal assim, visto que estamos com 49.5%, quase na metade da taxa de cobertura, tranquilizou Rui Semo. 

Mas nem com isso,  o sector está com uma necessidade até ao fim do quinquénio, assegur pelo menos abertura de 270 fontes para uma distribuição segura deste precioso líquido aos consumidores observou ainda, o director distrital.

O sector de Planeamento e Infra Estruturas prevê ainda este ano abertura de 73 fontes água que incrementar o abastecimento de água em 6 porcento em todo distrito.

Enquanto não forem repostos os painéis a nivel da localidade de Mepinha a população esta sendo sujeita a precorrer pelo menos dois quilometros a procura de água para vários fins.