Informação

Secretária de Estado Judite Ferreira fortifica medidas de prevenção na Zambézia

Data: 22/04/2020
Secretária de Estado Judite Ferreira fortifica medidas de prevenção na Zambézia

A Secretária de Estado, advertiu que não há escassez de materiais de prevenção porque todas comunidades e sectores estão a trabalhar no âmbito das medidas de prevenção de lavagem constante das mãos com água e sabão, álcool com gel, detergente incluindo da observância de distância de 1,5 metros entre as pessoas e uso de máscaras.

Mas também as máscaras podem ser produzidas localmente com base em capulanas de algodão dentro das normas recomendadas e há indicação de algum material que será doado pelo projecto TAZETA e alguns parceiros de cooperação.

Judite que falava na visita efectuada ao Hospital Geral de Quelimane, disse ainda após a entrega de duas ambulâncias, “tínhamos que vir encorajar os nossos enfermeiros e médicos e dizer a eles que estamos com eles na preparação desta batalha.

E notámos todos que a Província está com a capacidade criada, estamos num Centro de Saúde com cerca de cem camas preparadas onde todos nós vimos outros locais com equipamentos para cuidados intensivos, estamos satisfeitos e vamos continuar a trabalhar para responder a situação desta pandemia que é o novo coronavírus, COVID-19.„

O Director Geral do Hospital Geral de Quelimane, Vicente do Rosário confirmou por sua vez que de facto são cem camas distribuídas em 50 para cada enfermaria, mais 20 totalizando 120, quatro ventiladores e bombas difusão mas o MISAU requisitou cerca de 120 a 300 ventiladores que ainda não estão disponíveis.

Temos uma equipa multidisciplinar treinada e experiente, capaz de resolver situação de 10 casos, apesar de já se saber que situações como estas sempre criam agitação porque nunca se sabe o nível de afiliação que causam nas nossas comunidades, esse tipo de infeções.

Dado que a quarentena geralmente é feita no domicílio, ficamos com contactos de familiares mais próximos para interagirem connosco, via telefónica enquanto o paciente estiver em tratamentos.

As máquinas observadas nestas enfermarias já existiam noutros Centros de Saúde e foram realocadas aqui porque se escolheu o Hospital Geral de Quelimane para ser o Centro de tratamento de coronavírus.„

Fonte: Ics