Informação

Secretária de Estado confere posse à ao Administrador do Distrito de Gilé e de Director do Serviço Provincial do Ambiente.

Data: 09/07/2021
Secretária de Estado confere posse à ao Administrador do Distrito de Gilé e de Director do Serviço Provincial do Ambiente.

A Secretária de Estado, Judith Mussacula Faria conferiu posse à Mariano Alberto Maquinze e Hermenegildo Armando Calide, aos cargos de Administrador do Distrito de Gilé e de Director do Serviço Provincial do Ambiente respectivamente. Este último em subsituação de Tito Alcides que desempenhava as referidas funções, até o dia 09 de Julho do ano 2021, na cidade de Quelimane.

Na ocasião Judith Mussácula chamou atenção sobre a necessidade de não só cumprir o acto de tomada de posse como mero procedimento administrativo, mas também testemunhar o assumir das responsabilidades dos empossados para com o povo moçambicano, na Província da Zambézia, no exercício das suas funções.

"A nossa Província é rica em recursos naturais, facto que nos remete ao usá-los de forma sustentável de modo a salvaguardar as gerações vindouras e queremos apelar que a vossa acção deve ser orientada ao cumprimento das normas de procedimento de Estado onde abstenham-se de actos não dignifiquem o funcionamento da função pública bem como incessantemente busquem resultados concretos com impacto positivo para o bem da vida e bem-estar da nossa população."

Judith anunciou aos empossados as expectativas do Governo para com eles, num outro desenevoamento. "É nossa expectativa no cumprimento da vossa nobre missão que pautem por responsabilidades dinâmicas para o cumprimento do Plano Quinquenal do Governo, 2020/2024. Pois, contamos com o vosso conhecimento, experiência, dedicação, colectividade e sobretudo a vontade de querer cada vez fazer melhor para lograr os sucessos nas funções pelas quais foram nomeados.

Apelamos ainda para que prestem atenção e façam acompanhamento dos indicadores de sérvios provinciais e de cada um dos sectores do distrito." 

Ao Administrador de Gilé, a Secretaria situou-o no espaço e no tempo afirmando que dista 365 quilómetros da capital Quelimane, com dois Postos Administrativos, sete Localidades, cerca de 220 mil habitantes segundo censo de 2017 e conta com 245 autoridades comunitárias.

"É neste Distrito senhor Administrador Mariano Alberto Maquinze que deverá desempenhar com zelo e dedicação, a sua função, aglutinando, todas forças vivas da sociedade para o desenvolvimento do Distrito e da Província.

Vários desafios lhe esperam, no exercício das vossas funções, a destacar, ao Director do Serviço Provincial do Ambiente, Monitorar a exploração sustentável dos recursos florestais e faunísticos, estudar meios de contenção da erosão em alguns Distritos da nossa Província.

Monitorar o uso efectivo dos títulos, de Direito de Uso e Aproveitamento da Terra (DUAT). Coordenar e melhorar o processo de reassentamento que advêm das actividades económicas.

Ao Administrador do Distrito de Gilé, fazer cumprir as medidas de prevenção e combate a COVID-19 que assolam o nosso Pais, reduzir ou eliminar a prática do garimpo e mineração ilegal no Distrito de Gilé que dificulta a captação de mais receitas aos cofres do Estado.

Garantir a cadeia agrícola, elencando no Distrito e mais produção, processamento e melhoria das vias de acesso para os mercados, dinamizar e diversificar actividade económica no Distrito, com competência, competitividade.

Mater o contacto permanente com a população, pautando na planificação participativa, através do funcionamento integral doa conselho consultivos locais, esperamos como dirigentes possam liderar através do vosso exemplo, no cumprimento da lei e na observância dos princípios da ética governativa da integridade, imparcialidade, honestidade e transparência.

Devem transmitir confiança, aos demais membros da vossa equipa e uma relação harmoniosa com os demais órgãos do Estado, outros sectores sociais, públicos ou privados.

Esperamos ainda, maior entrega e dinâmica, identificar os problemas e busca de soluções colectivas para os resolver dentro das vossas atribuições e competências devidas por lei.

Manifestamos a nossa disponibilidade, o nosso apoio, orientação consciente cabe a vos a responsabilidade primaria, de resolver os problemas existentes ou que possam advir no sector e no Distrito.

Fonte: Ics