Informação

Secretária de Estado da Zambézia empossa Pedro Manuel Napido para Director do seu Gabinete

Data: 11/05/2020
Secretária de Estado da Zambézia empossa Pedro Manuel Napido para  Director do seu Gabinete

A Secretária de Estado, empossou Pedro Manuel Napido ao cargo de Director do seu Gabinete, no dia 30 de Maio de 2020, o qual até a data desta cerimónia ocupava o cargo de docente da ex-Universidade Pedagógica, actual Universidade Licungo.

Na ocasião, Judite Emília Ferreira disse ainda, com a presente cerimónia de tomada de posse de Drector  de Gabinete de Secretária de Estado na Província, não só se pretende dar prosseguimento ao estabelecido na Lei, em matéria de governação, é também o assumir de um copromisso solene perante o Estado e perante o povo  moçambicano.

Por isso para o empossado a sua responsabilidade é acrescida e a sua acção deve estar orientada no cumprimento das normas e procedimentos do Estado bem como na busca de resultados concretos e tangiveis que produzam impactos positivo que resultam na melhoria continua das condições de vida da nossa população.

Estamos numa derradeira e importante fase de inicio de um novo ciclo de governação com enfoque na descentralização, por isso acresce-se a sai a responsabilidade de instalar e constituir a maquina para o cumprimento do Plano Quinquenal do Governo, 2020/2024  planos sectoriais das eleições de 2019 para o qual  todos somos chamados a assegurar o seu cumprimento.

Estamos conscientes que com os seus conhecimentos, experiências, dedicação e sobretudo, a vontade de fazer cada vez mais e melhor irá lograr sucessos desejados na busca de solucções dos vários problemas para os quais  é importante aprofundar  o conhecimento da legislação que acenta na descentralização e na Constituição, em toda sua dimensão e complexidade.

É necessário trazer um melhor rosto da situacao real e concreta, definir prioridades e metas e mobilizar esforços com vista a sua concretização, inspirando-se sempre no dialogo constante, em coordenacao com os Órgãos de Governação Descentralizada, Conselho Executivo Provincial, Governos Distritais cujo objectivo único é bem servir e melhor a população da Zambézia.

O dirigente deve ser capaz de aglutinar, as mais variadas sensibilidades, conhecimento, experiências dos seus colaboradores, buscar a valorizar soluções dos problemas sectoriais e deve ser exemplo no cumprimento da lei e observancia dos principios da ética, flexibilidade, honestidade, imparcialidade

Deve transmitir confiança, aos demais membros de sua equipa,  relação harmonioza com os demais orgãos do Estado e outros sectores do Estado, publico e sociais.

Os recursos humanos assumem um papel preponderante para o sucesso de uma organização por isso é necessáio dar particular atenção a representação do Estado, reconhecendo e premiando aqueles que melhor cumprem as suas actividades e funções .

Não queremos dirigentes que apenas passam o tempo com lamentações mas sim aqueles que são capazes de identificar o problema e buscar soluções para resolve-los dentro das atribuições utilizando os instrumentos disponiveis na Administração descentralizada.

Por sua vez, Pedro Manuel Napido revelou aos Órgãos de Comunicação Social que conhece perfeitamente a sua tarefa e que trata-se de um desafio no qual tem consciência que o diálogo permente com todos sectores dos Órgãos de Governação Descentralizada, Conselho Executivo Provincial incluindo Governos Distritais é a chave de sucesso. 

Fonte: Ics