Informação

Secretária de Estado empossa dirigentes de áreas de representação do Estado na Zambézia

Data: 12/05/2020
 Secretária de Estado empossa dirigentes de áreas de representação do Estado na Zambézia

A Secretária de Estado, Judite Emília Mussacula Faria empossou dirigentes de áreas de Representação do Estado na Zambézia, na cidade de Quelimane.

Trata-se de Directora dos Serviços Provinciais de Justiça, Josefa Ferreira, Chefes dos Assuntos Provinciais de Actividades Económicas, João Motim Rodrigues, Chefe dos Serviços Provinciais Florestais dos dirigentes Ambiente, Alcides Opincai, Administrador do Distrito de Namacurra, Moura Abílio Suriar Xavier entre outros.

Na ocasião, Judite Emília disse que o processo de consolidação do País tem como objectivo alavancar o desenvolvimento social para melhorar as condições de vida das populações.

„Saúdo em partículas as direcções de Representação do Estado, na Província, senhores João Motim Rodrigues, Director Provincial de Actividades Económicas, Tito Alcides, Director e Chefe dos Serviços Provinciais de Florestas, Directora dos Serviços Provinciais de Infraestruturas, Josefa Ferreira, Directora dos Serviços Provinciais da Justiça e Administrador do Distrito de Namacurra, senhor Moura Abílio Suriar Xavier.

As cerimónias que testemunharam no acto de tomada de posse não são mero cumprimento de simples actos decorrentes da nova lei da descentralização administrativa.

Com a presente cerimónia de tomada de posse pretende-se dar cumprimento ao estabelecido na lei e não mero procedimento de serviços administrativos, é um compromisso solene perante o Estado e o povo moçambicano.

Caros empossados, este acto solene não só representa o cumprimento de uma mera legalidade mas é sobretudo, a função de um compromisso com o governo que irá nortear a vossa actividade intelectual dentro das políticas e da nossa população entre aqueles que vão servir para a nossa identificação.

Para o alcance destes objectivos é necessário abster-se dos objectivos mesquinhos, para orientar os vossos esforços ao serviço dos interesses da população desta Província ou seja, no acto de realização das vossas actividades, os vossos interesses pessoais não devem sobrepor aos da população e da colectividade.

Vários desafios vos esperam, nas Actividades Económicas esperamos impulsionar a actividade agrícola através da criação de estruturas de apoio, a pesca semi-industrial e Industrial, apoiar as normas de licenciamento, promover a Segurança alimentar através da educação nutricional.

A territorial tem que estar em primeiro lugar, esperamos que cumpram o licenciamento de infraestruturas no acesso de terra, esperamos que garantam o abastecimento de água potável à população, a melhoria das vias de acesso com a qualidade desejada, a energia eléctrica para os postos Administrativos, aumento de novos consumidores.

A Direcção de Recursos Minerais e Energia, monitor amento do processo da construção da linha férrea para Chitima e Moatize, sector de Justiça espera a implementação dos órgãos de Justiça, em todos Distritos da nossa Província, promoção de iniciativas civis com vista a promoção do emprego para antigos combatentes.

Para o sector de Assuntos Sociais esperamos a orientação do sistema nacional de educação que garantia às futuras instituições ao controle de doenças endémicas, que oriente as instituições que trabalham na área da saúde para que cumpram

Ao Administrador do Distrito de Namacurra, esperamos que garanta a cadeia de valor do arroz, maior produção, processamento, melhoria da dieta alimentar, monitores a exploração sustentável dos recursos naturais.

Destacamos aqui alguns desafios que vos esperam contudo, aconselhamos o estudo constante da legislação para que no mínimo conheçam as vossas atribuições e competências, porque no mínimo este processo exige concentração e abertura de todos nós.

Estamos conscientes de que com o vosso relacionamento de criatividade irão lograr muitos sucessos nas funções para as quais foram nomeados.

Queremos recordar-vos que o dirigente deve ser capaz de aglutinar maior flexibilidade, conhecimento de experiencias dos seus colaboradores, valorizar e buscar soluções dos problemas sectoriais e locais.

O dirigente deve saber assumir os seus erros através da observância dos princípios da ética governativa, da identidade, imparcialidade e honestidade e competência e deve inspirar confiança aos mais novos e membros da sua equipa e uma confiança com os demais órgãos do Estado, públicos e privados e deve orientar-se nas actividades que cumpram o plano 209/2020.

O Chefe dos Serviços Sociais de Acção Social, João Motim Rodrigues disse em entrevista concedida aos órgãos de Comunicação Social, momentos após ter tomado posse que como todos sabem trata-se de um sector que precisa ser estruturado para a economia da nossa Província.

Neste momento esta na ordem de 6 porcento e pretendemos que esteja na ordem de 7.4 para cerca de 8.9 porcento porque deve garantir o aprovisionamento para estrutura de apoio a comercialização agrícola mas também esta estrutura presta apoio ao escoamento de produtos agrícola.

O sector de pescas está neste sector de Actividades Económicas, é um sector muito importante, nós temos portos de pescas aqui, o nosso desafio é de garantirmos um crescimento médio de 20 porcento, estamos a dizer que queremos sair em cerca de 2.6 milhões de toneladas/ano para cerca de mais 4.9 milhões de toneladas.

Mas também temos um outro desafio que é o de garantir a qualidade de circulação de produtos pesqueiros quer ao nível interno quer ao nível de exportação.

 

Neste Sector temos novos subsectores, estamos a falar de Agricultura e Agropecuária, da Segurança alimentar e nutricional, do desenvolvimento rural, da silvicultura, também do sector de mar e águas interiores, estamos a fala da pesca e aquacultura e estamos a falar igualmente da indústria e comércio e aqui também de turismo.

Como vocês viram o sector de pescas também está neste sector, mas na nossa aposta queremos sair de 2.6 toneladas/ano para cerca de 4.2 toneladas anuais mas também de imprimir a economia de 16 porcento para cifra de 6.4 milhões de toneladas para cerca de 7.9.

Mas também temos outro desafio de garantir estrutura de apoio nomeadamente a base de sustentação agrícola e de apoio de escoamento de produtos agrícolas.

 a circulação de produtos pesqueiros de ara reconhece que neste Distrito decorrem actividades de grandes interesse para o desenvolvimento como é o caso do porto de águas profundas de Macuse e da área de pesca.

A directora de infraestruturas afirma que em primeiro lugar vai priorizar água potável à populaça, vai expandir a Energia Eléctrica e também monitorar a construção de empreendimento não só vai beneficiar a Província da Zambézia como também outros.

A minha área é representar os Distritos costeiros, temos o Ministério das Obras Públicas onde eu tenho a missão de garantir a construção de estradas e pontes, garantir o fornecimento de água potável também a corrente eléctrica e temos também os Ministérios de Transportes e Comunicações com estas três áreas.

Os desafios são enormes, conforme viram são três Ministérios, que têm cada um deles grandes desafios, os Ministérios de Obras Publicas tem o desafio de garantir o fornecimento de água, vias de acesso para o Ministério de Recursos Minerais e Energia temos a missão de assegurar o fornecimento da energia eléctrica para a exportação e de monitorar recursos minerais.

Para o Ministério de Transportes e Comunicação a expansão da rede de telefonia móvel para toda a população da Zambézia e garantirmos suportes.

Fonte: Ics