Informação

Secretária de Estado enaltece o prémio da figura do ano atribuido à Filipe Nyusi e sua contribuição no desenvolvimento da Paz no País.

Data: 12/10/2020
Secretária de Estado enaltece o prémio da figura do ano atribuido à Filipe Nyusi e sua contribuição no desenvolvimento da Paz no País.

“O prémio da figura do ano atribuido ao Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi,  no âmbito dos esforços  em prol  do desenvolimento da energia na região regará a semente da Paz semeada na assinatura do acordo da Paz em Roma“

A Secretária de Estado na Zambézia, Judith Emília Leite Mussácula Faria sublinhou este facto, no seu discurso alusivo à celebração da efeméride que assinalou a passagem do acordo geral da paz, no dia 04 de Outubro de 2020, na Praça dos Heróis Moçambicanos, na cidade de Quelimane enquanto o Governador de Província. Pio Augusto Matos apela à todas forças vivas e segmentos da sociedade que se juntem aos esforços do governo para que o povo possa usufruir as premissas da paz total e completa tal como foi assinada.

E que isto ainda não está a acontecer, devido aos ataques dos insurgentes à pessoas indefesas em Cabo Delagado e actos macábros da auto proclamada junta militar da Renamo, nas Províncias do Centro do País com destaque de Sofala e Manica.

“Infelizmente os inimigos do povo moçambicano voltaram a atacar e continuaram a atacar o povo indefeso e com muito esforço Presidente Nyusi conseguiu acalentar os corações mais endurecidos, alcançamos o novo acordo, acordo este que é vigente mas que ainda não é total.

Temos ainda resíduos de pessoas aliadas à grupos armados que continuam a matar, fazendo mal à população indefesa e continuam a travar o nosso desenvolvimento.A guerra que sentimos na zona Centro é resultado de desentendimento interno dentro da Renamo.

Queremos nós população da Zambézia pedir todas lideranças e todo o Governo que façam todo o esforço no sentido de encontrarmos a paz definitiva, na região Centro.

Como nós todos sabemos, o País esá a ser vítima de uma guera com propósitos obscuros em Cabo Delgado porque Moçambique tem inimigos que não nos querem ver a desenvolver mas sim a nossa Pátria sempre atrasada e o povo moçambicano na miséria.

É por isso que o inimigo nos ataca e ataca  com aquela violência toda para criar terror e divisão no nosso seio.

Usam a bandeira do isão, da religião para nos dividir, para nos confundir mas quero aqui apelar à toda populção da Zambézia para que de forma firme saibamos encarar este mal olhando de frente

1º recebendo aqueles que buscam refúgio no solo pátrio e segurança, os deslocados desta guerra.

Recebamo-los com amor e estima porque eles perderam tudo e a única coisa que não podem perder é a sua dignidade e a sua honra e nós como povo, devemo-nos juntar e dar todo apoio, aquele que busca segurança.

Em busca da paz, é nossa obrigação conceder-lhe a mão e acompanha-lo no  seu desenvolvimento, instação, apoio, alimentação e todo o resto.

Que celebremos esta data com com pensamento na busca de Reconciliação, Paz e Amor“ porque só com ela é que nós podemos ter a tranquilidade suficiente para que consigamos tratar a paz e desenvolver a nossa Zambézia. Juntos desenvolvamos Zambézia.

Cidadãos entrevistados pela reportagem do Instituto de Comunicação Social, também convegem no mesmo ponto de vista e vão mais longe afirmando que volvidos 28 anos, a paz mantem-se ainda porque ainda não  foi assinada nenhuma declaração de de Guerra, no nosso País.

Lemos Aranica, por sinal funcionário da extinta Direcção Provincial de Ciência Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional da Zambézia, trouxe à supérficie que  a guerra movida por insurgentes em cabo Delgado é guiada por interesses externos porque o acordo de paz ainda continua vigente.

Moçambique está em paz após 28 anos da vigencia do acordo da paz pese embora esta paz esteja a ser ameaçada e é neste contexto que o Governo de Moçambique e suas liderançs estão lutando para que Moçambique continue vivendo a sua paz total e completa.

E ainda estamos em paz, pese embora esta paz esteja a ser ameaçada mas a Frelimo continua firme na sua política para que o povo continue livre a usufruir dos frutos da paz total e completa.

O que vemos são perturbações que estão a ocorrer em emeaça à Paz mas Mocambique já assinou acordo de Paz.

É com muita alegria que em particular a população da cidade de Quelimane celebra esta data porque é com a paz que conseguimos construir tudo quanto precisamos.

Em resposta a pergunta se haveria uma extratégia para atacar insurgentes em Cabo Delagado, Lemos disse e citamos“ o processo de paz envolve um conjunto de esforços e um deles é, realizar esforço.

Não quero aqui excluir hipotese em que o Governo de Moçambique esteja a tratar este processo.

Porque insurgentes são seres vivos que estão neste Mundo onde Moçambique o que eu Siba, creio que esteja a tratar deste processo de modo que tarde ou cedo consiga identificá-los e pela cultura de paz que Moçambique tem, possa realizar suas negociações.

De igual forma está fazendo este esforço com a auto proclamada Junta Militar para que também, um  dia a nossa paz se faça sentir como foi assinada.“

Questionado sobre o papel de cada cidadão na preservação da paz,

A fonte que temos vindo a citar revelou que cada cidadão tenha cultura de paz porque paz não é questão de guerra mas sim, harmonia, paz é saber conviver com as pessoas, desejar bem aos outros, amizade e aproximação pelo que apelo ao povo moçambicano que viva a paz fazendo reconciliação e aproximação.

Porque o novo coronavírus mata pessoas da mesma forma que a guera também mata pessoas, nós apelamos e eu em particular apelo à todo o cidadão moçambicano para que  acomode as medidas deste Governo cumprindo na totalidade em particular, o uso de máscaras  e tudo aquilo que foi decidido pelo Presidente da República Filipe Jacinto Nyusi.

Fonte: Ics