Informação

Secretária de Estado lança 1ª pedra do depósito regional de medicamentos em cerimónia oficial.

Data: 02/06/2020
Secretária de Estado lança 1ª pedra do depósito regional de medicamentos em cerimónia oficial.

A Secretária de Estado, Judite Emília Mussacula Faria dirige a cerimónia oficial do lançamento da primeira pedra do depósito de medicamentos do Distrito de Pebane, na Província da Zambézia, no dia 28 de Maio de 2020.

No seu discurso alusivo à esta cerimónia, a Secretaria Judite refere que “temos que agradecer a parceria desta empresa, de facto há necessidade de aumentar a capacidade de conservação do nosso medicamento, o Distrito tem um armazém mas este vai aumentar a sua capacidade.

No nosso PTG também temos a construção de três grandes armazéns de medicamentos regionais, já começamos a construir um no Gilé, Mocuba e Mopeia, são armazéns regionais e porque são regionais ajudam mais na flexibilidade daquilo que é a provisão de medicamentos a tempo e hora a nossa população.

Isto vai ajudar muito em todo o processo da cadeia de nossa saúde para que os nossos Hospitais não tenham ruptura de medicamentos e é muito bom em todos aspectos, a população terá medicamentos a tempo e hora em casa e os nossos Hospitais também terão um grande stock dentro daquilo que for planificado.

Todos armazéns intermediários também iniciaram e vão terminar em Dezembro, a diferença destes com o armazém Distrital é que os regionais vão resolver o problema de uma determinada zona de algum distrito.

Em vez dos Distritos saírem para cidade de Quelimane onde agora temos o Armazém Provincial fazer levantamento, os Distritos sairão e reduzirão esta distância. 

O Director Adjunto da empresa TAZETTA que investiu 1.300 mil Meticais para a construção desta obra disse que a mesma tem o prazo de seis meses mas poderá ser concluída até Outubro de 2020.

É uma contribuição da Empresa TAZETTA no âmbito da prevenção da COVID’19 porque existe um armazém com capacidade menor, pretendemos aumentar esta capacidade, juntamente com apoio de um parceiro (ONG), vamos fazer a instalação eléctrica, numa dimensão de 100 metros quadrados.

O régulo que orientou a cerimónia tradicional que antecedeu a do lançamento da primeira pedra disse que o armazém regional de medicamentos é bem-vindo para o desenvolvimento do distrito de Pebane mas a iniciativa devia se estender para as 14 Localidades deste Distrito.

Fonte: Ics