Informação

Última Sessão do Governo Provincial no ano 2016

Data: 21/12/2016

Em resposta à apresentação do Director Provincial da Indústria e Comércio,  inerente a quadra festiva do Natal/passagem do ano 2016 para 2017, queremos dizer que em relação à alguns incidentes, nós vamos ser mais contundentes e podemos fazer  educação na primeira inspeção se for o caso.

As empresas têm que provar os preços de compra de produtos porque queremos controlar a margem de lucro. Vamos trabalhar mais para que que haja stocks suficientes e não faltem produtos fundamentais para que passemos bem as festas.

Para o efeito, temos que monitorar os preços, de modo a termos margens mínimas e máximas de lucro, quer no comércio grossista, quer no retalhista.

Devido a falta de meios, nós não podemos fazer a inspeção provincial. Mas vamos suprir esta falta de meios com instruções claras aos Serviços Distritais das Actividades Económicas, SDAEs que farão a inspeção nos respetivos distritos.

Queremos evitar a todo custo que não haja especulação de preços, casos de corrupção e subornos.

Pedimos ao Director Provincial da Saúde  para que estejam em prontidão para que  haja saúde e aos Directores Provinciais das Obras Públicas e Recursos Hídricos para que haja água e dos Recursos Minerais e Energia para que não nos falte boa energia e de qualidade, na quadra festiva.

O Director Provincial da Indústria e Comércio da Zambézia revelou que o mercado continua a ser abastecido normalmente, não há roptura de produtos estratégicos, nem de bebidas alcólicas assim como ainda não se registou especulação de preços de produtos até o momento.

Não obstante, cerca de 18 casos constatados na acção inspectiva em estudo e em conexão dos quais, produtos  estimados no valor de 35 mil meticais foram insinerados nos Distritos de  Mocubas, Ile.

Esta Sessão foi antecedida pela entrega de dois donativos dos quais um de valor monetário estimado em em 23 mil Meticais, fruto da contibuição dos membros do Governo Provincial e convidados permanentes destinado às vítimas da tragédia de Tete e outro da Associação dos Naturais e Amigos de Tete nascida em 2008 constituido por  três caixas de roupa usada, uma sacola contendo sapatos e um cheque no valor de 280 mil Meticais.

Por sua vez, o Governador encaminhou-os à Delegada Provincial do Instituto de Gestão das Calamidades, Maria Madalena, prosseguindo-se com a Agenda apresentada pela Secretária Permante Provincial, Elisa Arissone, Guinhai Somane.

Fonte: ICS