Namanjavira Acolheu as Cerimonias Centrais do Dia Mundial da Luta Contra o HIV-Sida

Data: 20/12/2017
Namanjavira Acolheu as Cerimonias Centrais do Dia Mundial da Luta Contra o HIV-Sida

As cerimónias centrais do Dia Mundial da Luta Contra a HIV-SIDA ao nível da Província da Zambézia tiveram lugar no Distrito de Mocuba, concretamente no Posto Administrativo de Namanjavira, sob lema “priorizando a prevenção para acelerar o combate ao HIV-SIDA”.

O evento decorreu no dia 1 de Dezembro e contou com a presença da Sua Excelência Governador da Província da Zambézia Abdul Razak Noormamad, Esposa Governador Dra. Emília Noormamad, membros do Governo Provincial e Distrital, Núcleo Provincial e Distrital de Combate ao HIV-Sida, embaixador de boa vontade da Província da Zambézia, Valdemiro José, parceiros de cooperação, Líderes Comunitários e Religiosos, grupos culturais e da População em geral.

Intervindo na ocasião, o Secretario Permanente disse que o Distrito de Mocuba apresenta uma taxa de sero prevalência de 18% contra 15% da Província, isto é, no Distrito de Mocuba, 18 em cada 100 pessoas estão infectadas pelo HIV/SIDA, facto que preocupa as autoridades governamentais, o que demanda a entrega de todos, Governo, ONG’s, Sociedade Civil e a população em geral na busca de soluções para a prevenção desta doença.

Disse igualmente que a localização geográfica do ponto de vista económico contribui para elevado número de novas infecções. O Distrito conta com 22 Unidades Sanitárias e todos eles a prestarem os serviços TARV (tratamento Anti-retroviral), e os números de casos tendem a subir cada vez mais.

Deste modo, as autoridades governamentais apostam em várias estratégias para expansão de serviços de prevenção e diagnóstico do HIV, de modo a reduzir as novas infecções, em parceria com ICAP e a Visão Mundial, que são os parceiros estratégicos de cooperação, que operam na área de saúde no distrito.

Durante as cerimónias foram realizadas várias actividades no local a destacar a feira de saúde (onde podia-se fazer doação de sangue, testes rápidos de HIV/SIDA, Planeamento Familiar e dentre outros) e foram premiados 13 membros da comunidade de Namanjavira que se destacaram na luta contra o HIV/SIDA.

Na ocasião o Governador da Província da Zambézia, apelou o envolvimento de todos no combate a doença, afirmou que o dia 1 de Dezembro é dia de reflexão deve-se aprimorar das estratégias de prevenção aos cidadãos.