REALIZADA A III AUDIÇÃO PÚBLICA DISTRITAL

Data: 20/12/2017
REALIZADA A III AUDIÇÃO PÚBLICA DISTRITAL

A Plataforma Distrital da Sociedade Civil de Mocuba, realizou esta quarta feira, 13 de Dezembro, uma auditoria social ao PESOD 2016, no âmbito da promoção de iniciativas de boa governação e transparência na gestão da coisa pública, através do ponto focal “NANA-Associação de Apoio ao Desenvolvimento” e parceiros, sob o lema “Juntos por uma Governação Inclusiva e Participa”.

O evento teve lugar no Auditório das antigas instalações da Universidade Zambeze e contou com a presença da representante da plataforma distrital da sociedade Civil, Teresa Casmo, Director distrital de Planeamento e Infra-estruturas, Fernando Gurciua em representação do Excelentíssimo Senhor administrador do distrito, Membros do Governo, Representante da presidente do CMCM, Almeida Malango, lideres comunitários e religiosos dos postos administrativos e localidades, e a população em geral.

A plataforma distrital fez perguntas ao governo distrital sobre algumas constatações das actividades. referenciados no Plano Económico Social e orçamento Distrital e respectivo balanço. As perguntas estavam relacionadas com as seguintes áreas: Serviço Distrital de Educação, juventude e tecnologia, Serviço Distrital de Saúde, Mulher e acção social e Instituto Nacional de Gestão de Calamidades.

Feitas as perguntas, o governo respondeu assumindo e esclarecendo algumas actividades que não foram executados devido a exiguidade financeira que o país atravessou em 2016 e até agora esta atravessando.  Todavia o Governo ressaltou que muitas actividades foram executadas. A respeito disso o governo apresentou aquilo que são as grandes realizações de 2017, dando a conhecer que o governo não esta parado, está a trabalhar no sentido de melhorar as condições da vida da população.

A sociedade civil reconheceu das dificuldades que o país enfrentou em 2016, que foram marcadas pela tensão politica, enxurradas de 2015 e estiagem em alguns povoados do Distrito.

A Plataforma Distrital da Sociedade Civil saudou o Governo do Distrito pelos significativos avanços registados na planificação, implementação e sobretudo no reporte das realizações. O relatório balanço 2016 apresenta explicações e justificações sobre actividades não realizadas relacionando o planificado e o executado.