Clima, Relevo e Solos

Data: 22/11/2017

O clima do distrito é predominantemente do tipo “Tropical Chuvoso de Savana - AW” (classificação de Köppen), com duas estações distintas, a estação chuvosa e a seca.

A precipitação média anual é cerca de 1.428 mm na faixa costeira (estação da cidade de Quelimane), enquanto a evapotranspiração potencial média anual é cerca de 1.477 mm. A maior queda pluviométrica ocorre sobretudo nos meses de Novembro de um ano a Abril do ano seguinte, variando significativamente na quantidade e distribuição, quer durante oano, quer de ano para ano, e a temperatura média é de 25.6ºC.

Geomorfologicamente o distrito é repartido em duas unidades distintas nomeadamente: Bacia Sedimentar que compreende os sedimentos recentes do Quaternário constituídos pelas dunas costeiras consociadas com as areias hidromórficas, sedimentos fluvio-marinhos (mangais) e os aluviões dos rios, e ainda pelos depósitos fragmentados da plataforma de manangas que constituem sedimentos do Terciário e mais para Norte (interior) o distrito é complementado pelo relevo declivoso derivado das Rochas Metamórficas e Eruptivas do Pré-Câmbrico, conhecido também por “Complexo Gnaisso-granítico do Moçambique Belt”. Nesta última, predominam solos residuais de textura e profundidade variáveis.