O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades, INGC, em parceria com a CONCERN realizaram de 1 a 3 do mês de Outubro de 2017, uma simulação de cenários de cheias e inundações para testarem o nível de prontidão de comités locais de gestão de risco de calamidades, isto é, como socorrer pessoas em resposta da eventual emergência, na presente época chuvosa, no Distrito de Chinde.

Noticias da Provincia
Na sessão do encerramento, a delegada do Instituto Nacional de Gestão das Calamidades, INGC, na Zambézia, Maria Madalena agradeceu a paciência dos pontos focais das Instituições do Governo e parceiros de cooperação que durante dois dias após a capacitação de seus superiores hierárquicos, (membros do governo provincial) no dia 14 de Novembro de 2017, debruçaram-se pela busca de conhecimentos técnicos capazes de melhorarem a eficiência de suas acções, nas operações de salvamento de vidas humanas, em casos de emergência, na época chuvosa em curso.
MAIS de 155 mil carteiras escolares serão produzidas e distribuídas por diferentes estabelecimentos de ensino público até 2019, na província da Zambézia, com o recurso a madeira apreendida durante a “Operação Tronco” realizada pelo Governo em Março último.
Na sessão de abertura, Elisa Somane disse aos presentes que o objectivo é o posicionamento de meios e materiais para pronto-socorro em casos de desastre de calamidades na época chuvosa que já iniciou porque a recolha e partilha da informação são muito importantes em situação de emergência.
Na Zambézia, a captura de caranguejo promovida por uma empresa chinesa, está a devastar o mangal e o ecossistema, a denúncia foi apresentada, quinta-feira, ao governador da Zambézia, Abdul Razak, pela Associação dos Pescadores de Pebane.
O GOVERNADOR da Zambézia, Abdul Razak, convidou a sociedade civil no distrito de Pebane, para que transmita mensagens à população de que o fenómeno de “chupa-sangue” é um boato.
O Director Provincial da Economia e Finanças da Zambézia, Graciano Francisco disse na XXI Sessão Ordinária do Governo Provincial que de acordo com o despacho de 17 de 09 de 2017 do Ministro da Economia e Finanças, o Instituto Nacional da Previdência Social, foi autorizado a efectuar a prova de vida dos pensionistas do Estado.
A Directora Geral do Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação, Dulce Chilundo disse na XXI Sessão Ordinária do Governo Provincial da Zambézia realizada no dia 07 de Novembro de 2017, na cidade de Quelimane que a Lei das Transacções Electrónicas veio preencher o vazio no qual havia ausência de segurança jurídica em comunicações electrónicas, mensagens de dados, comércio electrónico e serviços do governo electrónico.
A Directora Geral do Instituto Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação de Moçambique, Dulce Chilundo disse que esta lei foi aprovada no ano passado na Assembleia da República tendo sido homologada pelo Presidente da República Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi em 9 de Janeiro tendo a sua execução entrado em vigor ao 9 de Abril de 2017.
O Juiz Presidente do Tribunal Judicial Provincial da Zambézia, Paulo Reis, manifestou-se preocupado com ocorrência sistemática de crimes contra a vida selvagem na Reserva Nacional do Gilé, localizada naquela província da região central do país.